
Curso de Aperfeiçoamento
Violência Intra familiar contra crianças e adolescentes (VDCCA), de gênero, e contra idosos: enfoque interdisciplinar
Coordenação: Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Vice-Coordenação: Helena Rinaldi Rosa
A violência intrafamiliar em suas variadas formas e modalidades vem sendo alvo de interesse e preocupação dos pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, em função dos dados alarmantes de incidência na população mundial e das consequências e sequelas que acarreta, sendo considerada um verdadeiro problema de saúde pública que exige ações comprometidas para seu combate e prevenção. Especificamente no que se refere ao atendimento sócio psicológico destes casos, torna-se necessária a contínua formação dos profissionais e das equipes multidisciplinares para o seu correto encaminhamento e tratamento, pois muitas vezes este tipo de atendimento gera no profissional inúmeras dúvidas e angústia, o que pode prejudicar as ações de enfrentamento deste fenômeno. Dessa forma, o atendimento de vítimas de violência familiar requer formação específica e continuada do profissional. A violência é multicausal e precisa ser tratada de forma multidisciplinar. A partir do exposto, este curso é proposto de modo a proporcionar um aprofundamento teórico-prático no contexto da área da violência, visando à discussão de técnicas para a atuação em diferentes modalidades de violência doméstica, com o olhar centrado no trabalho interdisciplinar e interinstitucional.
O curso tem por objetivo proporcionar conhecimento teórico-prático sobre a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, de gênero e contra idosos, para a capacitação de profissionais junto a esta realidade; discutir as formas de diagnóstico e intervenção social, psicológica e jurídica de casos de violência intrafamiliar; refletir sobre as políticas públicas no Brasil no que se refere violência intrafamiliar em suas diferentes formas; favorecer o enfoque e a leitura interdisciplinar e interinstitucional de atuação na área da violência intrafamiliar.
Público Alvo
Profissionais graduados da assistência, do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo
Período de oferecimento
- Horas aula teórica: 18h (encontros síncronos)
- Supervisão Técnica: 18h (encontros síncronos)
- Horas de estudo: 16h
- Relatórios: 8h
- Estágio: 120 h
Critérios de Seleção
- Atuar na Rede de Atenção Psicossocial do SUS
- Apresentar registro profissional
- Aceitar as exigências para realização do curso de formação