Curso de Aperfeiçoamento

Temas emergentes em Saúde Mental em tempos de Pandemia da COVID 19

Coordenação: Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Vice-Coordenação: 
Helena Rinaldi Rosa

O curso se justifica pela necessidade de ampliar e aprofundar o conhecimento dos profissionais de saúde visando qualificar a atenção aos usuários. Nestes tempos de distanciamento e de pandemia do COVID 19, constata-se o aumento de casos de sofrimento psíquico da população. O curso enfoca temas emergentes, como manifestações de ansiedade e depressão em adolescentes, como autolesão, suicídio, desde ideação até tentativas, crianças e adolescentes no retorno à escola, sofrimento de familiares de desaparecidos, luto, abuso de substâncias (álcool e drogas). Trará relevante contribuição aos profissionais e propiciará que um número maior de pessoas da população seja atendido. O curso deverá abordar essas manifestações, a partir do conceito de sofrimentos sociais. Serão discutidas as peculiaridades desses temas visando a compreensão dos mesmos, de forma a favorecer o desenvolvimento de propostas de prevenção e intervenção a partir do relato de experiências realizadas nos atendimentos online e de atuação nos territórios.

O curso tem por objetivo refletir e instrumentalizar os profissionais de saúde, nas suas diversas áreas, para a escuta qualificada dos usuários que procuram a rede de saúde durante a pandemia COVID 19 e o isolamento social decorrente, que tem trazido sofrimento inusitado à população assim como aos profissionais, bem como mudanças emergentes e necessárias na forma de atendimento. Visa explorar os estudos das formas de atendimento online que estão sendo empregadas na pandemia da COVID 19.

Público Alvo

Profissionais graduados da assistência, do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo

Período de oferecimento

14/03/2022 a 14/07/2022
Sextas-feiras das 10h às 12h (quinzenalmente aulas teóricas síncronas intercaladas com supervisões síncronas)

  • Horas aula teórica: 18h (encontros síncronos)
  • Supervisão Técnica: 18h (encontros síncronos)
  • Horas de estudo: 16h
  • Relatórios: 8h
  • Estágio: 120 h

Critérios de Seleção

  • Atuar na Rede de Atenção Psicossocial do SUS
  • Apresentar registro profissional
  • Aceitar as exigências para realização do curso de formação

Informações

Contato: Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

E-mail: tardivo@usp.br

Período de inscrições (online): 22/02/2022 a 10/03/2022

Inscrições encerradas!
Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Governo do Estado de SP