quarta-feira, 9 de novembro de 2022

2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das RAPSs

Um encontro que reafirmou seu compromisso com as premissas do SUS e a Reforma Psiquiátrica

Em dezembro de 2019 aconteceu o 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo, organizado pela Assessoria Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde.

Esse evento reuniu profissionais da rede, usuários dos serviços de saúde, familiares de usuários, estudantes e, toda sorte de pessoas que acreditam no cuidado em saúde mental em liberdade. A premissa do encontro foi a troca de conhecimento e saberes, por meio de exposição dos trabalhos que vem sendo feitos nos serviços de saúde de todo o Estado de São Paulo, assim como aulas de pessoas renomadas e com muita experiência na produção do cuidado em saúde mental em liberdade.

Nessa ocasião também ocorreu Mostra RAPS de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.

Do conjunto de trabalhos expostos foram selecionadas 15 experiências para recebimento de premiação e destacadas outras 7 por categoria para atribuição de Menção Honrosa. Este prêmio representou o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS.

Os trabalhos revelaram práticas de gestão da rede ou do cuidado em saúde mental, que efetivam os princípios norteadores do SUS, quais sejam: universalidade, integralidade, equidade e participação social.

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas e práticas, essas iniciativas, o encontro e a mostra, visam estimular os profissionais, dirigentes das unidades de saúde do SUS e gestores municipais a desenvolverem, em seus municípios e nos serviços de saúde e organizações, uma cultura de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e dos processos de Desinstitucionalização, adotando soluções efetivas com qualidade, respeito às singularidades e aos direitos individuais.

Confira nos links abaixo a íntegra do evento:

 



Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=hlU_AEl5QOM



 

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=zf_8kyZua3Q&t=1151s




Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Governo do Estado de SP